domingo, 5 de julho de 2009

o branco e amarelo do silêncio


orquídea e cachorro são coisas bem diferentes. mas muito diferentes quando se trata de cria-los em casa.

já viveu na casa um vira-lata, chamado Yoshi, um cockerspainel, Cookie, uma simpática e comportada poodle, Lan-Lan e Cristal, uma impossível, traquina e espertíssima beagle. agora a dona da casa anda falando em criar um gato, embora o relacione com bruxaria, por causa de sua natureza indiferente, por não latir e só lamber a ele mesmo, mas ronronar pra ninguém, e assim temer o bichano, um pouco. eu, por todos os motivos, com ele simpatizo, e vejo o mistério dos seus silêncios como próprios do que é natural, como um jeito bom e que surpreende com as reações ariscas manifestações bem felinas.

Che, outro que passou pela casa, não latia, pois era um passarinho de bico vermelho que dei a minha filha, quando ela tinha dez anos, recém-chegada na cidade do interior, e ganhei uma bronca dela, por isto, com todos os textos de proteção às aves e sobre direito à liberdade. quando ele morreu, porque dei gergelim ao invés de alpiste, e ele desidratou de tanto fazer cocô, ela chorou com gosto e fez enterro no canteiro do quintal. disse-me hoje que um pássaro preto que passou lá por casa, também, ela se afeiçou, pois quando o entregou ao verdadeiro dono que veio buscar o fujão, ficou sentida dele se ir.

uma orquídea é aquela coisa que você mima e não sabe quando ela irá responder. esta que veem na foto foi devidamente aconchegada ao tronco da palmeira rabo-de-peixe, passaram-se semanas, meses, anos e eis que um dia ela começa a gerar essas belas flores que apareceram. não sei o quanto irão durar, não sei quando voltarão a dar o ar da graça. sei que muita graça tem ali no meu jardim, no tronco daquela bela palmeira. não late, não trina, não ronrona, mas seu silêncio é belo.

2 comentários:

  1. ô gente, gato não [eu tenho alergia e um pouco de medo], fiquem com as orquídeas. ;)

    ResponderExcluir
  2. É, gente, gato não que eu tb tenho medo hahahahaha
    Prefiro um cachorro, ou menlhor, um cachorrão, labrador de preferência hahahahahahaha
    Ou então, um bebezinho.

    ResponderExcluir